Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 365 - Antigo 236 - Belo Horizonte - MG

Manutenção de Nobreak: como fazer?

Manutenção de Nobreak: como fazer?

Costumamos nos atentar adequadamente aos aparelhos eletrônicos apenas quando estes param de funcionar.

Este erro é muito comum e, em geral, causa uma série de transtornos que poderiam ser previstos, fato especialmente válido quando falamos de Nobreaks.

Sabemos que estes estabilizadores possuem baterias com vida útil, e são propensos a problemas por aquecimento e vazamentos que podem danificar de forma irreparável o equipamento, devido à solução ácida de seu interior.

É indispensável preservar o seu equipamento para que haja pleno funcionamento, portanto, acompanhe o texto para saber mais do que se trata e quando fazer a manutenção de Nobreak. 

O que é um Nobreak?

Um Nobreak é responsável por administrar a energia pura que vai para os equipamentos elétricos. Ele regula a voltagem da mesma, para que tudo funcione bem.

Se há alguma instabilidade na rede elétrica, é o Nobreak que ficará responsável por proteger os aparelhos da queda de energia brusca, proporcionando continuidade energética e, consequentemente, evitando danos. 

O Nobreak pode ser usado, inclusive, em conjunto com baterias estacionárias, principalmente no casos de funções automotivas, no qual pode existir um sistema único, independente da bateria do motor de carro. 

Ele é um recurso preventivo que evita grandes prejuízos com aparelhos eletrônicos, além de aumentar sua vida útil em razão da estabilidade e qualidade da energia que chega até eles através do mesmo. 

E, o mais importante é que com a manutenção de Nobreak correta, todo o seu sistema eletrônico vai funcionar perfeitamente, otimizando tempo e evitando gastos desnecessários.  

Manutenção de Nobreak: como fazer?

Manutenção de Nobreak: quando fazer?

Bom, a importância de fazer a manutenção de Nobreak nós já descobrimos: certeza que o sistema de energia estará funcionando plenamente, recebendo energia estabilizada, segura e contínua.

Agora vamos descobrir quando fazê-la. Mas, primeiro, nos atentaremos à um fato frequente, ainda que errôneo.

É corriqueiro as pessoas comprarem o Nobreak e escanteá-lo em um canto da casa, sem nenhum cuidado. Isso já é um sinal de que será necessário fazer uma manutenção antes do tempo estimado.

Quando este item é ignorado, acumulando poeira e suscetível às ações do tempo, começam a aparecer problemas, como por exemplo falta de dissipação de calor, já que os orifícios de ventilação podem ficar tampados. 

Além disso, partículas de sujeira podem ser condutoras (afinal de contas, nada anula a física das coisas) e assim queimar e danificar os componentes eletrônicos internos.

Por isso, fique atento à vida útil do Nobreak e verifique periodicamente seu estado para saber quando fazer a manutenção

Manutenção de Nobreak: como fazer?

Manutenção de nobreak preventiva

A manutenção preventiva é baseada na estatística MTBF (Mean Time Between Failures) em português CTMF (Curva de Tempo Médio para Falha), que programa reparos ou substituição de partes de um equipamento.

O nome já diz, prevenção, ou seja, ações que vão evitar que este se degenere. Para isso você pode:

  • Não instalar o Nobreak em locais quentes, úmidos e com pouca circulação de ar.
  • Limpar periodicamente as entradas de ar do Nobreak com um pincel ou escova macia.
  • Nunca utilizar mais de 60% da capacidade, pois quando equipamentos são ligados podem gerar correntes de pico acima da capacidade do Nobreak e queimá-lo.

Com essas atitudes você faz a manutenção de nobreak preventiva e prolonga a durabilidade dos equipamentos, além de evitar problemas de maior escala.

Manutenção de nobreak corretiva

A manutenção corretiva é aquela que se faz depois que o problema já ocorreu e torna-se imediada a tomada de providências. Isso geralmente ocorre quando o produto fica funcionando anos a fio sem revisões periódicas.

Dependendo da situação não há correções, mas em muitas existem algumas medidas que podem salvar o equipamento. 

Por exemplo, você pode resfriá-lo de forma imediata, pois pode ser o caso de um superaquecimento. Lembrando que uma equipe especializada em eletrônicos é indispensável para qualquer manutenção dessa natureza.

Certifique-se também de observar sempre o estado da bateria. Para isso você  precisa retirar o cabo de energia que alimenta o Nobreak da tomada e notar se as baterias estão com a autonomia esperada.

As baterias geralmente duram de 3 a 5 anos, dependendo do uso pessoal e cuidados. No entanto, há outros acessórios que integram o Nobreak e precisam ser monitorados periodicamente, como coolers, terminais de contato e tomadas.

Em todo caso, o mais aconselhável é fazer a manutenção preventiva, para não ter gastos financeiros excessivos com conserto ou reposição do equipamento ou sistema.

Dessa forma, você garante bom funcionamento e tira total proveito de todas as funcionalidades do Nobreak. 

Reitera-se que, como qualquer aparelho eletrônico, é fundamental a contratação de um técnico especializado, tanto por cautela, quanto para evitar prejuízos.

A SK TEC oferece soluções eficientes e faz a manutenção de Nobreak da forma qualificada para você!

Fique por dentro de nossos serviços!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial SKTEC www.sktecenergia.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×