Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 365 - Antigo 236 - Belo Horizonte - MG

7 dicas para economizar luz em casa

7 dicas para economizar luz em casa

Mudar hábitos em casa, no que diz respeito a economizar luz em casa pode ser benéfico a longo prazo. Com essas 7 dicas você pode melhorar suas rotinas e ver economia em suas contas de luz.

Economizar luz em casa é importante para muitas casas, pois além de contribuir com o meio ambiente, reduzindo o consumo, também contribui para a economia familiar. No entanto, encontrar hábitos que nos permitam poupar energia em casa é sempre fácil, principalmente quando temos uma rotina. É por isso que neste artigo traçamos 10 hábitos que podem te ajudar com sua intenção de melhorar essa rotina para consumir menos energia elétrica.

A chave para ver que a economia se reflete em suas contas é a consistência, você pode começar com os mais simples e, aos poucos, adaptar aqueles que mais interferem em suas atividades diárias.

1. Aproveite a luz natural

Indiscutivelmente, esta é uma das formas mais simples de baixar a fatura de energia, pois consiste em substituir a luz elétrica por luz natural, tanto quanto possível, janelas e espaços abertos contribuem para uma melhor entrada de luz solar em nossas casas.

2. Desligue as luzes

Existem situações e espaços que exigem o acendimento das luzes, seja à noite ou nos cômodos sem iluminação, mas o importante em ambos os casos é lembrar de desligá-los quando não estiver mais neste cômodo da casa.

Mesmo que você tenha luzes LED e elas consumam muito pouco, se você deixar sempre acesas por horas vai acabar pagando mais na conta de luz sem a necessidade.

3. Dê apenas a carga necessária para seus dispositivos

Celulares, tablets e computadores requerem carga elétrica, mas às vezes não estimamos o tempo adequado, dar carga extra aos aparelhos não adiantará de nada. Pelo contrário, apenas vamos sobrecarregá-los e danificar o estado das baterias.

4. Tape as panelas ao cozinhar

Esse hábito se aplica a quem tem fogão elétrico e pode parecer algo muito simples, mas muito do calor gerado pelo cozimento escapa se não colocarmos a tampa. Não só vai demorar mais para aquecer a panela ou fazer a água ferver, mas também vai consumir mais energia.

5. Desconecte os dispositivos que você não usa

Este é um dos fatores de consumo mais comuns, por mais invisível que possa parecer, aparelhos que ficam conectados e em desuso, conseguem gastar mais eletricidade do que você imagina.

Nestes casos, o aparelho, embora desligado, continua a consumir. Alguns exemplos podem ser: computadores, aquecedores, televisão, escova de dentes elétrica, etc.

Uma solução para isso são os filtros de linha que permitem que esses dispositivos sejam desconectados rapidamente. Desta forma, você pode desconectar vários dispositivos simultaneamente.

Outra opção são os plugues inteligentes que conectam e desconectam os aparelhos completamente sem desconectá-los e são até programáveis (embora também sejam mais caros do que os filtros de linha tradicionais).

7. Verifique seus eletrodomésticos

Quando avariam, muitos aparelhos podem consumir energia de forma avassaladora, por isso é necessário fazer pelo menos uma manutenção anual evitando inconvenientes.

Para ajudar no uso consciente da energia elétrica em sua casa, você pode instalar equipamentos como os Nobreaks que também o ajudarão a proteger seu equipamento contra variações de tensão ou falhas repentinas de energia.

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial SKTEC www.sktecenergia.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×